04 outubro 2006

Elementos para pensar


Muitos estão se perguntando sobre os motivos de minha derrota eleitoral. Sem aprofundar o debate com demais parceiros arrisco algumas causas.

1) A crise política criada pelo PT e por Lula criou abalos profundos na esquerda – inclusive no P-SOL.
2) O peso do poder econômico. Fomos esmagados pelas máquinas eleitorais do PMDB/PSDB/PFL e do PT. Esta eleição não teve espaço para candidaturas portadoras de ideais e sim de grana, bufunfa.
3) A perseguição do governador Luiz Henrique que plantou dezenas de candidaturas abastadas de recursos financeiros para estourar a oposição – Afrânio, Vieirão, Dentinho, Eccel etc.
4) Nem se eu tivesse a votação de Herneus de Nadal e fosse o campeão de votos nesta eleição, reuniria changes de me eleger – pelo menos no P-SOL – faltariam votos para preencher o coeficiente eleitoral (algo em torno de 82 mil votos).


Explico melhor o quarto item: quando fui para o P-SOL, foi por opção ética-política-ideológica e não por opção eleitoral. Não pedi “seguro-eleição", não condicionamos nada. Valeu pela felicidade de lutar, embora não tenhamos saboreado a alegria efêmera da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário